Flores e Corvo, O Extremo Ocidental dos Açores

20 Agosto 2023

- Mais de um dia

- Aventura

- Trekking

- Extra

Flores e Corvo, O Extremo Ocidental dos Açores

Flores e Corvo, dois jardins flutuantes que existem no extremo Ocidental dos Açores.
Estas duas ilhas são dos lugares mais bonitos e encantadores que existem na Terra.
A ilha das Flores e a ilha do Corvo, são ambas reservas da biosfera, dada a diversidade da fauna e da flora que nelas existe.
Nesta nossa aventura desafiamos-te a percorrer trilhos na cratera do vulcão e a seguir as lagoas que alimentam as cascatas que correm para o Atlântico.
Aqui, neste canto do Mundo, até o oceano tem um tom de azul que em mais lado nenhum vais conseguir ver.
Esta nossa viagem desafiar-te-à também para uma experiência épica de canyoning.
Sim, não podíamos ir à terra das cascatas, sem te levar a viver dentro das suas ribeiras, esta maravilhosa aventura que é o canyoning,
Mas não regressas a casa, nem esta aventura termina, sem navegarmos entre as vagas das ondas e conhecermos as encostas das ilhas que “rasgam” as ondas.
Enquanto navegamos, aguardamos sempre pela visita dos golfinhos, que quando acontece é sempre um momento extraordinário.
Não se consegue descrever em palavras a sensação que é ver estes animais a brincar connosco e a mergulharem junto ao barco.
Durante uma semana vais ter oportunidade de conhecer lugares, que não te vão deixar indiferente e que te vão encher as memórias e as vistas.
Como gostamos de dizer, se alguém um dia te oferecer flores é giro pode até ser romântico.
Mas se alguém um dia te leva a conhecer as Flores, isso não é romântico, é fogo que arde sem se ver!
Até porque a ilha das Flores vista do céu parece um verdadeiro coração!
Aproveita para veres um pequno filme da Ilha das Flores e do Corvo, pois assim ficarás com a ideia da beleza natural destes lugares
Até já!
"Ilha do Corvo"

Programa


De 20 a 26 de Agosto de 2023

As informações finais, ponto de encontro serão enviadas aos Participantes após a inscrição

Esta nossa viagem está avaliada com uma taxa de esforço,Nivel 2 + (Moderado). Todas as atividades avaliadas como nivel 2 é uma aventura já orientada para um Participante que deverá ter uma vida ativa e com algumas rotinas de exercício físico. Neste nível as caminhadas já são com desníveis mais acentuados, pisos mais técnicos e os percursos poderão ser maiores. Para a experiência de Canyoning, o Participante deverá sentir-se confortável no ambiente aquático, experiência esta que pode ser realizada por crianças.

Dia 1- Chegada à Ilha das Flores, Açores

Este é o dia em que chegas às Flores, um verdadeiro paraíso no meio do Atlântico, para os amantes da natureza, que gostam de conhecer um lugar seguindo os trilhos em busca das melhores paisagens, chegaste ao lugar certo, não há nada igual a esta ilha. Neste dia não temos atividades agendadas, mas no caso de precisares planear alguma coisa, ou prentederes alguma dicas, ajudamos. Teremos um pequeno brifing de como será esta nossa viagem ao final do dia.

Dia 2-Trekking Lajedo a Fajã Grande

Neste que será o nosso primeiro dia de caminhada poderíamos descrever este trilho com muito pormenor. Dizer que passamos pelo Lajedo e Mosteiro, sempre ao longo de trilhos verdejantes com o mar azul ao lado. Que iriamos ver a Rocha dos Bordões,uma formação geológica com mais de 570 mil anos,que tem sempre uma prespectiva diferente, formada devido ao arrefecimento rápido da rocha basáltica. Mas seria tudo irrelevante. Porque por mais que se escreve ou diga como vai ser este dia, o que irá ficar na memória para sempre, será o momento em que se entra na Alagoinha, Lagoa das Patas(Poço Ribeira do Ferreiro), podes escolher o nome, mas uma coisa temos a certeza. Irás conhecer um local mágico que nunca se esquecerá. Aqui um conjunto de quedas de água que se precipitam por uma enorme encosta verdejante de 200 metros de altura até um grande lago. Que lugar. Depois da contemplarmos este lugar, é hora de seguir até à Fajã Grande para uns mergulhos nas piscinas naturais. ( Dificuldade 2+, 10 km)

Dia 3- Trekking Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau

Existem sete lagoas bem no centro da ilha, e neste trilho iremos visitar três delas, a Lagoa Comprida, a Lagoa Funda e a Lagoa Branca. Iremos enterrar os pés até aos joelhos nas turfeiras de musgão, até chegarmos a um planalto bem elevado onde iremos perceber verdadeiramente o significado do nome da ilha. Aí iniciaremos uma descida com uma vista única que não irá sair da memória tão cedo, de um lado a Fajãzinha, à tua frente a Fajã Grande e bem lá no horizonte a América ( não vais conseguir ver :) e ao lado esquerdo o finzinho de Portugal, o ilhéu de Monchique, o ponto mais oeste do continente europeu. Como se não bastasse, iremos ao Poço do Bacalhau ver uma das cascatas mais fabulosas da ilha 95 metros de uma beleza enorme. Aqui os mais corajosos poderão aventurar-se na água depois de ouvir a lenda do Poço do Bacalhau. No regresso ao hotel ainda teremos oportunidade de ficar as conhecer as outras lagoas que existem na ilha. ( Dificuldade 2+, 10 km)

Dia 4- Trilho da Ponta Delgada à Fajã Grande

Prontos para caminhar no trilho mais ocidental da Europa? Um percurso sempre ao longo da costa sentindo o vento salgado com o Corvo à distância no horizonte e o Ilhéu de Monchique ao nosso lado. A certo ponto teremos que entrar num bosque com árvores mágicas, mas para isso teremos que fazer uma descida vertiginosa, facilmente ultrapassada pela vista de cortar a respiração sobre a Fajã lá em baixo. Um dia de profundos vales, penedos, pontas e enseadas,Açores em estado profundo. ( Dificuldade 2+, 10 km)

Dia 5-Trilho do Caldeirão-Travessessia Ilha do Corvo

Se existem trilhos únicos, este é certamente um deles, é certamente o segredo mais bem guardado. Iremos para a única ilha-vulcão do arquipélago, e como se isso não bastasse, iremos mesmo entrar na sua cratera abatida,o Caldeirão. Mas não há motivo de preocupação, o vulcão está extinto. Sabias que devido à pequena dimensão e ao elevado estado de conservação, o Corvo tem por km quadrado, a maior quantidade de espécies endémicas do arquipélago. Iremos percorrer toda a caldeira ao longo da Lagoa do Caldeirão, num ambiente único ladeado pelas paredes desta cratera que parece rasgar os tons de azul. Haverá tempo para apreciar este pedaço de paraíso. Mas esta aventura começa no antes de lá chegar, nada como a experiência que é a travessia entre as duas ilhas. Flores e Corvo. Vamos navegar entre as águas cristalinas do Atlântico, onde muitas vezes os Golfinhos aparecem para nos desafiar! E com sorte as Baleias aparecem para dizer olá ( Dificuldade 1,5 km)

Dia 6 -Experiência de Canyoning

A ilha das Flores, ao todo tem mais de três dezenas de ribeiras, e inumeras cascatas, por isso lá há melhor lugar para se fazer Canyoning, seja pela primeira vez ou repetir a experiência, claro que não. Numa ilha privilegiada para a pratica vamos aproveitar para conhecer a ilha numa outra perspectiva. Uma experiência de Canyoning para iniciantes com duração aproximada de 3 horas. Entre saltos, descidas em Rapel, e muita água à mistura vamos seguir a ribeira e conhecer a natureza no seu estado mais puro e genuino. A linha de água torna-se o nosso trilho, vamos mergulhar nas lagoas, escorregar nas cascatas e aproveitar cada minuto desta aventura épica

Dia 7- Regresso a casa

Este é o dia das despedidas, é o dia de regresso a casa. Neste dia não temos atividades para pdoeres escolher à vontade o melhor voo para ti. Acreditamos que levas contigo memórias de uma viagem única vividas num lugar fantástico

MAPA:

Inclui:


  • Quatro Trekkings com Guia Aventura X

  • Uma Experiência de Canyoning

  • Viagem em lancha à Ilha do Corvo e regresso com passeio

  • Seis noites em hotel de três estrelas com pequeno almoço incluido

  • Transferes para o ponto inicial das atividades e regresso ao Hotel no fim das mesmas

  • Um Jantar de Grupo

  • Seguros de Acidentes pessoais e Responsabilidade Civil

  • Todo o material necessário para a realização das atividades de Canyoning

Não inclui:


  • Voos

  • Refeições que não incluidas no programa

  • Extras

  • >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><

  • Voos ,mas poderemos ajudar na compra, caso haja necessidade disso.

  • Preço médio, voo Sata, Lisboa - Ilha das Flores: 220 euros

  • ( Em certas alturas do ano comprando voo atempadamente é possivel comprar voos a 50 euros)

  • No primeiro e último dia do programa não estão agendadas atividades, assim os Particpantes têm a flexibilidade de escolher o horário de voo que lhe seja mais favorável.

Levar:


  • Os Participantes irão receber todas as informações,sugestão do material levar e toda a dinâmica desta nossa viagem aventura.

RNAT 196/2015

RNAVT 7016

Livro de reclamações on-line.

Turismo de Portugal clean and safe logo WTTC safe travels logo