De Dezembro a Março de 2024
As informações finais serão enviadas aos Participantes após a inscrição. Esta nossa viagem é uma viagem de Aventura suave , qualquer pessoa poderá realizar esta viagem Caminhadas curtas em caminhos bem definidos, com pouca inclinação e altitude.
É uma viagem ideal para pessoas que querem caminhar durante as suas viagens, mas que não querem deixar de lado os aspectos culturais e turísticos../p>
Dia 1- Chegada à Noruega
Chegada ao aeroporto de Harstad/Narvik,
Encontro com o seu guia e transfer do aeroporto para o alojamento tranquilo às portas das Ilhas Vesteralen.
Noite em quarto duplo com casa de banho privativa. Jantar por conta própria (não incluído).
Dia 2 Suécia - Caminhada na neve no Parque Nacional de Abisko
Após o pequeno-almoço, conduzimos através de paisagens espectaculares até à fronteira sueca, onde se situa o Parque Nacional de Abisko, um dos mais importantes parques nacionais da Suécia. Abisko, o primeiro parque nacional criado na Suécia em 1909 com as primeiras leis de conservação ambiental, é o lar de linces boreais, alces, renas e do esquivo wolverine. Rodeados por montanhas com mais de 2.000 metros de altura e com a paisagem de Lapporten como pano de fundo, entraremos no Parque Nacional. Faremos uma caminhada de 2-3 horas com raquetes de neve para ver as florestas de bétulas nevadas de uma forma diferente.
Pernoita em Kiruna. Se tivermos sorte, esta noite poderemos admirar a dança da aurora boreal. Abisko é um bom sítio para observar a aurora boreal.
Pernoita em quarto duplo com casa de banho privativa.
Dia 3 Kiruna - Trenó puxado por cães - Evenes
A partir de Kiruna, no coração da Lapónia sueca, participaremos numa emocionante excursão de trenós puxados por cães, uma atividade que nos encherá de pura adrenalina, para a qual escolheremos o local que apresentar as melhores condições no momento da viagem. Visitaremos o Hotel de Gelo, uma obra de arte única no mundo. Após a experiência regressaremos ao Fiorde de Narvik, um local cheio de história devido à sua importância durante a 2ª Guerra Mundial como porto chave para o transporte de minério das minas de Kiruna na Suécia através do seu famoso comboio, uma obra de engenharia que foi motivo de conflito neste conflito. Na memória da cidade permanecem alguns espanhóis que lutaram ao lado do exército aliado e da resistência norueguesa para libertar esta região do exército alemão.
Noite em quarto duplo com casa de banho privativa em Evenes..
Dia 4. Fazenda Sami - Navegação de Vesteralen para Lofoten
Hoje dirigimo-nos para sul, para as ilhas Vesteralen, em direção ao arquipélago de Lofoten, que, apesar de estarem próximas no mapa, escondem características únicas e muito distintas.
Pelo caminho, visitaremos uma típica quinta Sami e desfrutaremos desta misteriosa cultura ancestral, observando as renas que ali criam e ouvindo histórias e canções à volta da fogueira sob um reconfortante Lavvu.
Saltando de ilha em ilha por estrada, chegaremos para apanhar o ferry que fará a ponte entre as ilhas de Vesteralen e Lofoten. Dependendo da época do ano e das horas de luz do dia, poderemos admirar a paisagem circundante ou, se tivermos sorte, a aurora boreal à noite.
Pernoita em quarto duplo com casa de banho privativa em Slovaer.
Dia 5. Svolvaer - Kabelvag - Reine - Rota Cénica da Noruega
Hoje iremos em direção ao ponto mais extremo das Ilhas Lofoten através de uma das 18 estradas que atravessam as mais belas paisagens da Noruega, as chamadas Rotas Cénicas Norueguesas.
Visitaremos as aldeias piscatórias ao longo do caminho, bem como as praias de águas cristalinas que nos fazem lembrar as Caraíbas, como a famosa praia de Ramberg, onde podemos dar um agradável passeio.
Mais tarde, retomaremos o nosso passeio pelas Ilhas Lofoten. Passaremos pelas suas principais cidades, como Kabelvag, a aldeia piscatória mais importante de Lofoten durante o século passado, onde a primeira igreja destas ilhas foi construída por volta de 1103. Não há dúvida de que este é o melhor dia para tirar partido da nossa máquina fotográfica, pois o percurso permite fazer paragens para imortalizar cada recanto.
Neste dia, visitaremos Reine, uma das mais belas aldeias das Ilhas Lofoten e, para muitos, de toda a Noruega. Considerada a pérola da Noruega, Reine manteve-se praticamente intocada desde a sua origem em 1743.
Noite em quarto duplo com casa de banho privativa..
Dia 6. Aldeia piscatória Å - Praia de Kvalvika - Nusfjord - Henningsvaer
Hoje visitaremos um dos lugares mais emblemáticos das Ilhas Lofoten, a aldeia de Å, um lugar que reflecte perfeitamente a essência deste arquipélago e a sua vida ligada ao mar. É a aldeia piscatória habitada mais extrema das Ilhas Lofoten, especializada na salga e secagem de peixe. Nesta altura do ano, apresenta uma paisagem de cortar a respiração que nos transportará para o fim do mundo.
Damos um passeio à volta de Å e depois dirigimo-nos para norte, ao longo da estrada principal para as Ilhas Lofoten.
Quando chegarmos às proximidades de Fredvang, podemos fazer um trekking em Kvalvika, também conhecida como a praia das baleias. Este é um dos locais mais impressionantes das Ilhas Lofoten, onde a beleza paisagística e o isolamento são uma dádiva para os nossos sentidos. Uma praia de areia branca e falésias de granito negro que mergulham num mar esmeralda serão o nosso cenário.
Este trekking tem cerca de 350 metros de altitude e dura cerca de 4 horas, mas pode ser encurtado devido às condições climatéricas ou ao estado do gelo e da neve.
No regresso, faremos uma paragem na cidade de Nusfjord, uma bela cidade com um dos portos de pesca mais antigos e mais bem conservados da Noruega. Esta cidade é também chamada a "Veneza do Norte" devido às suas muitas pontes e ilhas. No inverno, a concentração de bacalhau significa que os barcos estão constantemente a entrar e a sair do seu famoso porto, um sinal claro de que não é apenas uma das paisagens de postal da Noruega, com as suas impressionantes montanhas e picos circundantes, mas também uma das forças motrizes da economia local. Ao longo do arquipélago, veremos as características filas de secadores de bacalhau, também conhecidas como as catedrais de Lofoten.
Depois de nos instalarmos no nosso alojamento, esperamos que, à medida que o céu se eleva, estejamos prontos para ver as Luzes do Norte.
Noite em quarto duplo com casa de banho privativa..
Dia 7. Caminhada com raquetes de neve - Trekking em Harstad - Evenes
Visitaremos Henningsvaer e viajaremos em direção à Península Escandinava, deixando para trás os arquipélagos de Lofoten e Vesteralen. Antes de deixarmos as ilhas Vesteralen, encontraremos o Parque Nacional de Moysalen, ponto de partida de numerosos percursos, tanto no inverno como no verão, e local ideal para calçar as raquetes de neve, em caso de neve, e desfrutar dos arredores como despedida destes arquipélagos mágicos.
Dirigimo-nos para a cidade dinâmica e cultural de Harstad, centro nevrálgico do Norte da Noruega e porta de entrada para o arquipélago de Vesteralen e Lofoten. Foi uma antiga capital viking, o centro da potência viking mais setentrional da Noruega, e desempenhou também um importante papel histórico durante a Segunda Guerra Mundial, permanecendo ainda alguns vestígios da invasão alemã.
Rodeados de urze, caminhamos ao longo de um dos trilhos que rodeiam Harstad. Esta é uma das rotas preferidas da população local, oferecendo vistas fabulosas de fiordes, ilhas e montanhas.
No final da nossa atividade, continuaremos o nosso caminho até Evenes, uma aldeia tranquila onde pernoitaremos.
Pernoita num apartamento ou numa casa de campo junto ao mar, em quarto duplo com casa de banho privativa.
Dia 8. Voo de Evenes (Harstad/Narvik) regresso a casa
Transfer para o aeroporto e voos de regresso a Portugal.