" Travessia entre o Pico do Arieiro e Pico Ruivo na Madeira"

Madeira, pelas Montanhas,Veredas e Levadas

10 Junho 2023

- Mais de um dia

- Aventura

- Trekking

Madeira, pelas Montanhas,Veredas e Levadas

Madeira,caminhar nas nuvens, com os pés no Atlântico

Nesta nossa viagem vamos desafiar-te a conhecer uma ilha da Madeira, onde o esplendor natural é simplemente avassalador.

Será uma semana épica!

Vamor seguir as levadas de água cristalina, aquela que nasce no coração das montanhas e avança para o mar. Aqui, até o Atlântico tem tons de azul diferentes.

Iremo-nos “perder” pelas veredas com séculos de existência, que serpenteiam as verdes montanhas onde a floresta esconde cascatas e lagoas onde podemos descansar e sentir o tempo parar.

Esta nossa aventura dar-te-à oportunidade de caminhar por uma floresta com milhares de anos de vida, uma floresta que já existia mesmo antes da chegada dos primeiros descobridores à Ilha.

A floresta Laurissilva,é desde 1999, declarada pela Unesco, como Património Natural da Humanidade, e esta é uma das razões que faz desta ilha uma verdadeira pérola do Atlântico.

Ao longo dos dias, à vista uma linha de horizonte onde as ilhas das Desertas e de Porto Santo serão nossos pontos de orientação.

Serão sete dias onde iremos percorrer e conhecer alguns dos trilhos e lugares mais emblemáticos deste recanto.

A ilha da Madeira é um lugar genuíno e inesquecível.

Durante esta aventura, temos a certeza que viverás dias inesquecíveis, cheios de adrenalina e ficarás com a tua memória cheia de momentos deliciosos.

Nós já temos tudo preparado, e a contar cada minuto para te levar a conhecer a Ilha da melhor maneira que existe, a pé.

Calça as botas, faz a mochila, agarra os bastões e não te esqueças do frontal, é hora de conhecer o melhor destino insular do Mundo.

Esta não é só uma viagem aventura para ser vivida, é uma aventura para ser sentida!

Contamos contigo em mais esta aventura?

Aproveita para veres um pequeno filme sobre este nosso destino: Ilha da Madeira

alt" Viagem à Madeira"

Programa


De 10 a 17 de Junho de 2023

As informações finais, ponto de encontro serão enviadas aos Participantes após a inscrição

Esta nossa viagem está avaliada com uma taxa de esforço,Nivel 2 + (Moderado). Todas as atividades avaliadas como nivel 2 é uma aventura já orientada para um Participante que deverá ter uma vida ativa e com algumas rotinas de exercício físico. Neste nível as caminhadas já são com desníveis mais acentuados, pisos mais técnicos e os percursos poderão ser maiores.

Dia 1- Chegada à Ilha da Madeira

Este é o dia em que chegas à Madeira, uma verdadeira pérola no meio do Atlântico, para os amantes da natureza, que gostam de conhecer um lugar seguindo os trilhos em busca das melhores paisagens, chegaste ao lugar certo. Neste dia não temos atividades agendadas, mas no caso de precisares planear alguma coisa, ou prentederes alguma dicas, ajudamos.

Dia 2- Trekking Caldeirão Verde + Caldeirão do Inferno

O dia começa com um brifing com o Guia que te irá acompanhar ao longo desta Aventura. Depois é hora de seguir caminho. Este é o dia dos Caldeirões, o Verde e o do Inferno. Vamos seguir a levada que transporta a água das montanhas até aos campos agrícolas. Não te assustes, ou não penses que estás a delirar quando nas águas cristalinas da levada, vês trutas nadar contra a corrente. Entre as escarpas em tons de verde, onde as montanhas rasgam e afunilam as nuvens , lá está ele, o Caldeirão Verde. São mais de 100 metros de altura de queda de água, lugar único que nos faz parar e contemplar. Há lugares que são tão encantadores que dificilmente esquecemos, este é um deles. Mas porque nesta nossa viagem, e porque na Madeira há sempre mais alguma coisa para ver, seguimos novamente o trilho e desta vez com destino ao Caldeirão do Inferno. Cada vez mais entramos pela montanha, cada vez mais os recortes do trilho nas escarpas nos fazem admirar quem construiu e mantém estes canais de água, as levadas, a funcionar. Entre túneis escavados na rocha e nada quentinhos (ao contrário do que dizem sobre o inferno) na garganta da montanha, lá está ele, o Caldeirão do Inferno. É impressionante a qualidade da água que as montanhas da Madeira fazem correr para o Atlântico. ( Dificuldade:2+, distância aproximada de 20km)

Dia 3- Trekking Levada do Furado + Vereda dos Balcões

Na primeira parte do dia seguimos uma das levadas mais antigas da ilha da Madeira, a levada do Furado. Seguiremos o trilho que nos levará a contemplar os multivariados tons de verde proporcionados por uma mancha de floresta natural da ilha. No horizonte a Penha d`Águia será o nosso ponto de referência, esta massa rochosa, que a Oriente protege a baía do Faial e a Ocidente, a Ponta dos Clérigos. Durante este dia também terás a oportunidade de conhecer a vereda dos Balcões e o seu miradouro. Neste miradouro de vistas grandiosas, é possível contemplar os vários picos da ilha. É verdadeiramente um lugar único e de cortar a respiração. Para os amantes da observação de aves, é o spot perfeito. Não te esqueças de levar a máquina fotográfica, se conseguires uma foto do bibis, ganhas uma poncha! :) ( Dificuldade: 2, distância aproximada de 14km)

Dia 4-Trekking Pico do Arieiro a Achada do Teixeira

O dia de caminhar no coração das montanhas! Não será só um dia épico, por irmos ao pico mais alto da Madeira, mas pela aventura que é fazer esta caminhada. Será um dia de paisagens estonteantes. A ilha da Madeira tem uma orografia desafiante mas é uma das mais belas do Mundo, acredita. Este é o dia em que vais poder caminhar com os pés nas nuvens e com o Atlântico horizonte, vai ser uma aventura que te vai conquistar desde o primeiro minuto. Vamos cruzar-nos com os picos mais altos desta ilha e conquistá-los. Por aqui, ao contrário das outras zonas da ilha, a vegetação é essencialmente composta por arbustos, pois é aquela que se adapta ao clima mais agreste que se faz sentir nos picos. Os vales vertiginosos, as agulhas das montanhas que rasgam as nuvens, fazem-nos sentir tão pequenos dada a imensidão de lugares tão arrebatadores. Contemplaremos as vistas a 1862 metros de altitude, no Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira e o terceiro mais alto de Portugal. É neste dia que vais perceber que tudo o que se pode dizer da Madeira e das suas paisagens, é pouco, dada a beleza e diversidade natural desta ilha. ( Dificuldade: 3, distância aproximada de 8km)

Dia 5-Trekking Levada do Alecrim+ Vereda da Lagoa do Vento + 25 Fontes

Este será o dia em que seguiremos a água cristalina que nasce no coração da montanha. Entre cascatas, lagoas e levadas, esta caminhada será uma verdadeira e deliciosa experiência de contacto com alguns dos maiores ex-libris da ilha. Iremos ter oportunidade de ver a diferença entre as várias vegetações, mas hoje o destaque vai para os túneis de Urzal e a floresta Laurissilva. É engraçado como observando e conhecendo a vegetação conseguimos perceber a altitude a que estamos. Seguiremos a água que cai da esplêndida Cascata do Risco. Da lagoa da Dona Beja, passando pela lagoa do Vento, entre os túneis de urze, o trilho nos conduzirá a ver a impressionante cascata. Aqui no vale, o contraste entre as cores da água e os verdes da montanha não deixam ninguém indiferente. Mas esta nossa caminhada não acaba aqui, continuaremos agora a seguir a levada, que nos levará às 25 Fontes. Num percurso relaxante, sempre com o barulho da água que corre pela levada, e uma paisagem verdejante a envolver-nos, este caminho é um verdadeiro apelos aos nossos sentidos. Um dia que será uma verdadeira aventura e que acabará de certeza com uma Poncha! ( Para Nós Tangerina) ( Dificuldade: 2+, distância aproximada de 14km)

Dia 6- Ponta de São Lourenço + Visita ao Funchal

Neste dia percorremos a Ponta de São Lourenço, a península mais ocidental da Ilha da Madeira. Esta península de origem vulcânica é assim chamada, devido ao nome da caravela de João Gonçalves Zarco, um dos descobridores da ilha. Neste trekking terás oportunidade de conhecer uma fauna e flora que só nesta parte da ilha existe. Com vistas numa linha de horizonte, onde o Atlântico tem cores de azul turquesa,de um lado as ilhas desertas, terra dos lobos marinhos, do outro Porto Santo, a ilha dos fósseis e das praias. É também neste dia que terás oportunidade de passear e conhecer a cidade do Funchal,do seu mercado ao bolo de mel, ás provas do vinho da Madeira vais ter oportunidade para ficar a conhecer tudo. ( Dificuldade: 2, distância aproximada de 8km)

Dia 7- Vereda do Boca do Rico - Larano

Caminhamos nas falésias da Costa Norte, um trilho costeiro que terá no horizonte Porto Santo. A terra dos fósseis e das praias douradas a perder de vista. Um percurso que nos irá fazer a adrenalina “disparar”nas veias graças às suas vistas deslumbrantes. Neste dia vamos poder observar a costa norte e a sua avassaladora brutalidade de escarpas que parecem fazer o Atlântico ficar irritado nos dias de tempestade. Aqui os cinzentos da rocha contrastam com o azul turquesa do mar e o branco das espuma das ondas parecem tentar empurrar a ilha para trás. Ninguém fica indiferente à costa norte da ilha da Madeira. ( Dificuldade: 2, distância aproximada de 10km)

Dia 8- Regresso a casa

Este é o dia das despedidas, é o dia de regresso a casa. Neste dia não temos atividades para pdoeres escolher à vontade o melhor voo para ti. Acreditamos que levas contigo memórias de uma viagem única vividas num lugar fantástico

MAPA:

Inclui:


  • 7 noites em hotel quatro estrelas, com pequeno almoço incluido,Hotel Solar de Bom Jesus ****

  • 6 dias de trekking,onde percorrreremos aproximadamente 70km,em 13 percursos oficiais

  • Acompanhamento de Guia local,parceiro Aventura X, credenciado, e com exelente conhecimento da ilha da Madeira

  • Visita Livre à cidade do Funchal

  • Transferes durante toda a atividade para os locais onde são realizadas as atividades e regresso ao hotel

  • Seguro de Acidentes Pessoais

  • Seguro de Responsabilidade Civil

Não inclui:


  • Voos

  • Refeições que não incluidas no programa

  • Extras

  • >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><

  • Voos ,mas poderemos ajudar na compra, caso haja necessidade disso.

  • Preço médio, voo easy jet, Lisboa - funchal: 125 euros

  • ( Em certas alturas do ano comprando voo atempadamente é possivel comprar voos a 50 euros)

  • No primeiro e último dia do programa não estão agendadas atividades, assim os Particpantes têm a flexibilidade de escolher o horário de voo que lhe seja mais favorável.

Levar:


  • Os Participantes irão receber todas as informações,sugestão do material levar e toda a dinâmica desta nossa viagem aventura.

RNAT 196/2015

RNAVT 7016

Livro de reclamações on-line.

Turismo de Portugal clean and safe logo WTTC safe travels logo